23/09/16

O país do penalti quer medalhas?

  Porque tivemos apenas uma medalha nos jogos olímpicos?

  Será que é por sermos um país pequeno?



Em ano de Jogos Olímpicos é normal o “português comum” lembrar-se que existe desporto para além do Futebol. E mais, acham-se no direito de criticar!
Como vamos ganhar medalhas sem fazer desporto? Só com um milagre!

Conseguimos através da grande Telma, que se ficou pelo bronze; tivemos os super favoritos da canoagem, medalhados para muitos, antes da viagem para o Rio, que ficaram presos nas algas; o Évora e a Mamona que pelo menos conseguiram qualificação para a final; o Rui Bragança pouco conhecido e é campeão europeu de Taekwondo, que ficou pelos quartos; os campeões europeus de ténis de mesa que ficaram pela primeira eliminatória e as desistências das nossas grande atletas de fundo para culminar. É esta a nossa triste realidade desportiva neste momento. Mas por quê? Por sermos um país pequeno? Ou será que é pelas condições?
Não nos parece… Dinamarca (15), Holanda (19), Suíça (7), Eslováquia (4), Arménia (4). Este é o exemplo de alguns países pequenos como o nosso, mas com uma diferença abismal nos resultados. 

Então e o investimento de milhões em centros de alto rendimento?

Somos um país de futebol? Sim. 
Grande parte do dinheiro público e privado vai para o Futebol? Sim. 
Somos um país que passa uma semana a discutir se foi ou não penalti? Sim. 
Na nossa opinião, só conseguiremos mudar esta realidade através da Escola e do ensino. Mas como?
Temos um país que diminuiu a carga horária da Educação Física.
Temos um país em que a disciplina de Educação Física não conta para a média para ingressar no ensino superior.
Temos um país com escolas que nem pavilhões têm.
Temos um país onde proliferam personal trainers e ginásios…para quê?
Temos um país com uma taxa de sedentarismo de 70% (dos países mais sedentários da Europa).
Temos um país em que as crianças passam cada vez mais horas na escola e ainda vêm carregadas de trabalhos de casa. Por quê?
Será que os nossos políticos não percebem o papel da Educação Física e do Desporto Escolar para as crianças? Não só desportivos, mas sobretudo cívicos?
Pelos vistos não…

Bart Conner, ginasta Norte-Americano, com duas medalhas de ouro em jogos olímpicos, disse ”Tive a oportunidade de participar em vários Desportos e acho muito importante que as escolas apõem o desporto. Desde o meu primeiro salto até chegar a uma equipa olímpica, tudo foi na escola pública. Nunca tive que ir a um clube privado, tudo era apoiado pelo poder público”.
Luís Marques Mendes, numa das suas intervenções televisivas, disse “Julgo que é importante incentivar mais a Educação Física e o Desporto nas Escolas”.

Como?

Enquanto continuarmos com estas politiquices vai ser difícil mudar esta pobre realidade e daqui a quatro anos voltamos a pensar nas outras modalidades e nos Jogos Olímpicos.
Para muitos, infelizmente, é mais importante discutir o penalti do último fim-de-semana. 

Sem comentários:

Enviar um comentário