Até que ponto devemos limitar jogadores?
Queremos formar Robôs?
Queremos um futebol com jogadores
iguais?
Estas são algumas questões que tenho levantado nos últimos tempos atendendo ao futebol atual. Com o desaparecimento do futebol de rua e na era dos jogos virtuais é nos treinos que os atletas têm contacto com bola. Logo, este tem de ser um momento fundamental para a sua aprendizagem. Como refere Fonseca (2006) a qualidade só se adquire pela prática repetida desde cedo.
Enquanto observador de inúmeros
jogos de formação, tenho verificado que o aparecimento deste tipo de jogadores
é quase inexistente e, quando existe, muitas vezes as suas ações são limitadas
pelo seu treinador com frases semelhantes a “Só podes dar dois toques na bola!”,
“Não arrisques tanto!”, “Assim perdes a bola!”. Na formação, o jogador deve ter
espaço para o erro, possibilidade de arriscar e oportunidade de perder muitas
vezes a bola. Todas estas ocasiões fazem parte do processo de formação e aprendizagem
do atleta onde o resultado quantitativo não é o mais importante. Na minha
opinião, deve existir um equilíbrio e uma sensibilidade da parte do treinador (enquanto
gestor da formação) em perceber que o jogador com mais talento tem de ter outra
liberdade.
Será que o Messi teve essa
limitação?
Se um treinador o obrigasse a
jogar a dois toques era o jogador que é hoje?
…Muito provavelmente não…
É tarefa do treinador incentivar
e dar ao seu atleta margem para o erro para que este não tenha medo de realizar
ações. Repreender e castigar num cenário de erro é desencorajar novas tentativas
de aprendizagem, uma vez que reduz a predisposição para arriscar e experimentar
(Fonseca, 2006). Um talento necessita de condições para evoluir. Um bom jogador
enquadrado numa realidade pobre, nunca conseguirá potenciar o seu talento. Cabe
aos treinadores criar essas condições. Caso contrário, corremos o risco de ter
11 jogadores igualmente formatados com processos automatizados e repetitivos, com
as mesmas rotinas que levem à perda da beleza e da magia do Futebol.
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