Treinador português, nascido na Venezuela, filho de emigrantes portugueses que se mudaram para esse país e que mais tarde regressaram à ilha da Madeira.
Iniciou a sua carreira de treinador muito cedo, na época de 1998/1999 como treinador adjunto do Portosantense. Como treinador principal, estreou-se aos 27 anos, na época de 2003/2004, no Camacha. Permaneceu no clube durante quatro épocas, onde desenvolveu um bom trabalho, que o levou a ser contratado pelo Desportivo de Chaves, onde conseguiu levar o clube do norte à Liga de Honra. Devido a mais um trabalho de notoriedade elevado, o S.C.Beira-Mar avança para a sua contratação e foi em Aveiro que Leonardo Jardim começou a dar nas vistas no mundo do futebol, quando conseguiu levar o clube à primeira liga. Na época seguinte, em 2010/2011, abandonou o S.C.Beira-Mar a 10 jornadas do fim, quando o clube se encontrava na luta pelos lugares de acesso às competições europeias, devido a divergências com a direção.
Em 2011 substituiu Domingos Paciência no comando do Sporting Clube de Braga, permanecendo uma época. Este foi o primeiro grande desafio na carreira de Leonardo jardim. O treinador português tem vindo a subir cada degrau de forma sustentada. Em Junho de 2012 emigra para a Grécia onde assume o comando do Olympiacos. No clube grego consegue ser Campeão e vencer a Taça da Grécia. Na segunda época ao comando dos gregos, Leonardo Jardim é despedido quando levava 10 pontos de vantagem sobre o segundo classificado. Alegadas divergências com o presidente ditaram este desfecho. O português assume uma posição vincada na sua forma de estar e leva até às últimas consequências as suas ideias.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgAG0ACuhWQ7KcZhNG8Ug9xkJmVGe9U_aJatzbPIhcYeVXPu1kuNq8pNDAbJZy6dpLx92axuSSQfCm64wr882YpXNA6gm-WnxQc6lSAdW4FgSR4aUcZe9OSHhJYwoeIPtSUw9PtYaSSKsA/s320/jardim.jpg)
Para o Planeta de Desporto, Leonardo Jardim é, aos 42 anos, um dos melhores treinadores do mundo e que ainda alcançará grandes feitos. Pelo que continuaremos atentos à sua carreira.
Sem comentários:
Enviar um comentário